Regras da Competição

Todos os eventos serão organizados de acordo com as regras de organização de eventos de BTT da IOF publicadas e válidas a 1 de janeiro de 2013, assim como com as regras especiais para 2013 relativas à organização de eventos da World Cup e Mundial de Veteranos de BTT assim como as regras anti-doping validas pela IOF na altura dos eventos.

- Todos os atletas devem ir a todos os pontos de controlo com as bicicletas;

- Circular de bicicleta fora de caminhos e carreiros é permitido em áreas marcadas como floresta ou áreas abertas com permissão de circular. Em todas as outras áreas é proibido circular de bicicleta incluindo áreas privadas, áreas cultivadas, pomares, vinhas e todas as restantes áreas não marcadas como permitidas circular. Atletas que circulem fora de caminhos em áreas restritas são responsáveis por qualquer problema e reclamação da parte dos donos e serão desqualificados;

- Andar fora de trilha ou caminho é permitido;

- Em Portugal conduzimos pelo lado direito da estrada pelo que todos os atletas devem circular pelo lado direito das estradas ou caminhos;

- Os atletas mais lentos devem ser ultrapassados pela esquerda;

Classes

MTBO World Cup: W /M 21
WMMTBOC: W/M 40, 50, 60, 70
MTBO Classes abertas: W/M 16, 18, 20, 21A

Áreas Embargadas

Grândola - Santiago do Cacém – Sines.
Areas embargadas de 01 Setembro 2012 a 13 Outubro 2013.

Para mais detalhe sobre as áreas embargadas ver o  Mapa Geral

Mapas antigos nesta área:

- Casoto: MTBO - 1:20.000 / 5 m (2011)
- Santiago do Cacém: Pedestre – 1:7500 / 5 m (Março 2012) excepto centro da cidade.
- Grândola: MTBO - 1:20.000 / 10 m (Revisto em Março 2011)

Estas áreas estão proibidas de ser utilizadas por todos os possíveis participantes quer na World Cup quer do Mundial de Veteranos de BTT assim como qualquer membro das suas equipas, incluindo competidores, líderes de equipa, treinadores, médicos, escoltas ou qualquer outra pessoa que através do seu conhecimento do terreno possa influenciar o resultado da competição.

As áreas de Grândola, Santiago do Cacém e Sines são exclusivamente para as atividades de BTT.

A exceção é o centro de Santiago do Cacém com algumas restrições – é proibido: usar o mapa na área, andar de bicicleta ou a correr, testar percursos ou escolha de rotas. Para todos os restantes terrenos o acesso é proibido (mesmo apenas para ciclismo de laser ou caminhadas).

Descrição do terreno

As áreas de Sprint e de Estafeta são numa área urbana e de floresta com muitos caminhos, áreas abertas, edifícios e numerosas características de terrenos edificados.

As áreas da distância média e longa têm também muitos caminhos e estradas, vegetação densa, floresta limpa e algumas áreas abertas. Há zonas de floresta onde por vezes existe uma vegetação rasteira que pode dificultar opção de atalhos.

Altitude: 50m a 450m. Parte dos percursos podem ser efetuados em zonas urbanas.

Algumas partes mais ingremes serão um desafio para os atletas. Existem algumas zonas de pedras e picos pelos que é fortemente recomendado a utilização de proteções.

Percursos

Informação inicial relativa aos percursos:

Elite Vet 40 Vet 50 Vet 60 Vet 70
Min Km Min Km Min Km Min Km Min Km
Média M 55 14,0 55 12,5 55 10,0 55 9,0 55 8,0
W 45 11,0 45 10,0 45 8,0 45 7,0 45 6,0
Longa M 110 27,0 110 25,0 110 22,5 110 20,0 110 15,0
W 90 20,0 90 18,0 90 16,5 90 15,0 90 12,0
Estafeta/Sprint M 45 11,5 20 5,1 20 4,5 20 2,5 20 3,0
W 20 5,9 20 3,5 20 3,0 20 2,0

Mapas

Todos os eventos serão organizados de acordo com a especificação da IOF para os mapas de BTT (2010).

Média – WCup 1:15,000 / 5 m; Veteranos 1:10,000 / 5 m

Longa – WCup 1:15,000 / 5 m; Veteranos 1:15,000 / 5 m
Estafetas – WCup 1:10,000 / 5 m
Sprint - Veteranos 1:7,500 / 5 m

Controlo Electrónico

SPORTident será o sistema usado em todas as etapas com estações compatíveis para o SI-Card 10/11.

Todos os atletas devem fornecer o número do seu SI no momento da inscrição.

Quem pretender pode alugar à organização um SIcard por 10EUR para o evento (mais 30EUR de depósito).

Oportunidades de Treino

A 8 e 9 de Outubro de 2013 teremos 2 mapas com pontos de controlo para quem pretender treinar – este mapa fica a 20km do centro do evento e o custo por mapa/pessoa são 10EUR